Os primeiros sintomas

Oi meninas!

O post de hoje é sugestão da leitora Andreza, e trata-se dos primeiros sintomas da gravidez.
GPR_1196
No meu caso, o primeiro sintoma sentido foi a mama inchada e dolorida, assim como no período pré-menstrual. Tive esse sintoma bem no inicinho mesmo, coisa de 1 semana, 10 dias após a fecundação. O segundo sintoma, foram as cólicas da nidação. Eu tinha um pouco de cólica, e passava. Depois mais um pouquinho, e passava. Nada da menstruação vir.. Era, na verdade, o óvulo fecundado se fixando nas paredes do meu útero. Tive também variações de humor, e pensava estar irritada pela TPM. Lembro um dia que fui jantar com meu namorado (já estávamos preocupados com a possibilidade de gravidez) e eu estava super irritada.. Então ficamos felizes, comemorando minha “TPM” haha.
Depois disso, tive o sintoma óbvio, a ausência se menstruação, e coisas típicas, como os enjôos e muito sono.
Esses foram os primeiros sintomas sentidos por mim, mas existem muitos outros que podem ocorrer. São eles:
– Aumento dos seios e escurecimento dos mamilos
– Sangramentos irregulares
– Muita vontade de fazer xixi
– Alterações no apetite, paladar e olfato
– Dores de cabeça
Vale lembrar que você pode sentir alguns desses sintomas sem que esteja grávida. Muitos, inclusive, são os mesmos sentidos antes de menstruar.
Entretanto, caso já esteja desconfiada e sinta alguns ou vários deles, faça um teste de farmácia e tire suas dúvidas! Mas não tire conclusões precipitadas somente com esse resultado. Apesar de ser raro um falso positivo, fazer a confirmação com o Beta HCG é extremamente importante.
Espero que tenham gostado! Caso tenham sugestões assim como a Andreza, podem me mandar que ficarei feliz em atendê-las =)
Beijos! Maria Elisa
24 pensamentos sobre “Os primeiros sintomas

  1. Andreza 18 de abril de 2013 às 13:49 Reply

    olá, Maria Elisa! Tudo bem? Fico feliz por vc ter gostado da minha sugestão. Parabéns, mais 1x, pelo blog, tem sido muito útil. Gostei muito do seu relato sobre seus primeiros sintomas, foi bem esclarecedor! 🙂
    Aguardando seus próximos posts, creio que o próximo seja a sugestão da Francyne, sobre o dia do parto… ansiosa também para mais esse tema! Beijos 😀

    • mariaelisajf 18 de abril de 2013 às 14:11 Reply

      Oi Andreza! Que bom que gostou! =) E sim, esse post virá muito em breve, já até gravei o vídeo de relato do parto! Beijo!

      Enviado via iPhone

  2. rittasantos 18 de abril de 2013 às 15:47 Reply

    ai meu Deus estou muito anciosa para o post do parto, para ver como é, pois estou muito anciosa para o meu…hsahsuh… ma sinceramente estou com um pouco demedo tbm, nao como é a dor, mas enfim sou forte! 🙂

    bjos

  3. Danny 18 de abril de 2013 às 18:13 Reply

    Adoreei o novo post, e a barriguinha tava uma graça. rsrs
    beijus

    • mariaelisajf 20 de abril de 2013 às 13:08 Reply

      Obrigada! Que bom que gostou! =) Beijão!

      Enviado via iPhone

  4. thais 19 de abril de 2013 às 13:15 Reply

    ola maria! Gostaria de sugerir um post sobre depilaçao na gravidez, aproveitando q sua ame é dermatologista pra tirar todas as duvidas! Eu costumo depilar com cera quente, inclusive a virilha e gostaria de saber se é prejudicial

    • mariaelisajf 20 de abril de 2013 às 13:08 Reply

      Oi Thais! Obrigada pela sugestão! Pode deixar que vou ver com ela certinho e preparar um post sobre o assunto =) Beijos!

      Enviado via iPhone

  5. ANDRÉA 21 de abril de 2013 às 9:50 Reply

    Olá, gostei dessa matéria! Achei interessante pois está um pouco parecendo comigo… eu sempre tive forte sintomas da TPM, que nada mais é sintomas de gravidez, porem eu li que esses sintomas de TPM, é pela baixa produção de progesterona, que é o hormônio que sustenta a gravidez… Meu PF foi dia 11/04 e minha M está pra vir dia 25/04 e era pra eu estar com meus seios muito dolorido, e eles não estão, estão apenas inchados, e tenho cólicas fininhas e passageira, e to com uma “lessera” sono.. minha ansiedade não me deixou esperar mas fiz um teste de farmácia dia 18/4.. 7 dias antes de atrasar e deu negativo, como li que muitas fizeram e deu positivo achei que o meu poderia também.. porem essas devem ter ovulado bem antes, eu não ovulei no 14º dia certinho, então tenho que esperar o atraso e já sonhei duas noite com positivo e já estava carregando uma menina no colo…

    • mariaelisajf 22 de abril de 2013 às 17:16 Reply

      Oi Andréa! Que bom que gostou! 🙂 Pelo que vc disse, são realmente sintomas de gravidez! Espere mais um pouquinho e refaça o teste! Fiz o meu com 10 dias de atraso e deu certinho! Beijão!

      Enviado via iPhone

  6. Mayara 27 de abril de 2013 às 17:15 Reply

    Olá, essa matéria é muito boa!
    Também estou sentindo alguns sintomas, como dor lombar, estou tendo q ir várias vezes no banheiro, e já tem uns três dias que eu estou sentindo umas dores na parte baixa da barriga como se fosse cólicas, e tenho perdido o apetite…
    Estou só no aguardo para ver se minha menstruação irá descer ou não agora dia 1º…
    E te confesso que estou bem ansiosa…..
    Com quantos dias de atraso já posso fazer o teste de farmácia?

    • mariaelisajf 28 de abril de 2013 às 16:54 Reply

      Oi Mayara! Bom, esses sintomas são os típicos da gravidez! Fiz meu teste com 10 dias de atraso e deu certo! Espere pelo menos 1 semana pra garantir.. 🙂 Beijão!

      Enviado via iPhone

      • Mayara 29 de abril de 2013 às 14:02

        Obrigada Maria Elisa…
        No início do mês volto pra falar o resultado…

      • mariaelisajf 30 de abril de 2013 às 14:28

        Por nada! Fala sim 😉 Beijão!

        Enviado via iPhone

  7. Bianca Cristina 20 de junho de 2013 às 16:02 Reply

    Oi, maria Elisa.
    veja bem, no mês de abril eu sair com meu namorado, e na hora (H) ele disse que gozou tudo dentro de mim, minha mãe no outro dia mandou eu toma a pilula, sendo que eu não tomei, alias tomei metade por conta que ela tava na minha frente, depois que ela saiu eu ah joguei fora, meu sonho é ser mãe . Tenho apenas 18 anos, umas semanas dessa minha mãe reparou que meus seios tão maiores, sinto dores no pé da barriga, como se fosse uma cólicazinha, sinto a barriga cada dia mais pesada, etc e por sinal meu tempo de menstruação é 7 dias, hoje fazem 15 dias que estou menstruada. Sendo que tô um pouco confusa, porque minha mãe disse que quando ficou gravida do meu irmão passou 3 meses menstruando.

    Me ajuda, eu posso está gravida ou não ?

  8. Bianca Cristina 20 de junho de 2013 às 16:05 Reply

    ops, esqueci de dizer .
    As vezes bate uma tontura de leve em mim, sinto vontade de vomitar, mais não sai nada bate só aquela vontadezinha, mais passa .

    • mariaelisajf 21 de junho de 2013 às 1:56 Reply

      Oi Bianca! Bom, considerando tudo o que vc falou, e principalmente o fato de não ter tomado a pílula do dia seguinte, é possível que esteja grávida sim.. Mas não posso afirmar nada, lógico. Então, para ter certeza, faça um teste de farmácia, e confirme o resultado com exame de sangue! 🙂 Beijão!

      Enviado via iPhone

  9. Bianca Cristina 21 de junho de 2013 às 13:15 Reply

    Ah, muito obrigado Maria Elisa .

  10. Ana carolina 21 de junho de 2013 às 16:29 Reply

    Vê só,o meu caso é quase parecido como dessa garota em cima “Bianca Cristina”

    Em abril eu tive relação com meu namorado, ai ele penetrou todo orgasmo dentro de mim, sendo que no outro dia minha mãe mandou eu toma a pilula, mais tomei só a metade . O pedaço bem pequeno mesmo, ai depois disso eu comecei a toma injeção, sendo que já tinha acontecido aquilo. Ai umas semanas dessas, minha mãe disse que meus seios tão maiores, mais nada deles fica inchado, doendo essas coisas . E minha barriga, sempre doí em baixo, desde de ontem que sinto dor de cabeça, e um pouco com vontade de vomitar, mais nunca vomito. e hoje fui comer, não conseguir comer tudo, enjoo.
    mais tem um porém, meu período de menstruação é 6 dias, e fazem 16 dias já que tô menstruada, minha mãe disse quando ficou gravida do meu irmão, passou 3 meses menstruando .

    Preciso de ajudas, podes me ajuda Maria Elisa ?, se puder muito obrigado! .
    espero respostas, :*

    • mariaelisajf 27 de junho de 2013 às 8:12 Reply

      O único jeito de saber a verdade, é fazendo um teste de gravidez! Faça um de farmácia e esclareça suas dúvidas! 🙂
      Beijos!

  11. Carol Costa 29 de julho de 2013 às 14:13 Reply

    Oii Maria, Eu sou a Carol, tenho 17 anos e estou passando por um dilema.. rsrs’
    Meu namorado tem 23 anos e felizmente o sonho dele, assim como o meu, também é ter um filho (Bernardo). Pra ver a situação, até já escolhemos o nome! ^^ hehe..
    Conversei com a minha mãe e ela ficou super feliz, já vai fazer 2 anos que estamos juntos, e ele já tentou me engravidar, acho que não deu porque eu tomava anticoncepcional, (falhados, mas tomava), e por 13 dias minha M atrasou, ele nem quis que eu fizesse teste pois estava extremamente empolgado com a situação, mas eu fiz sem ele saber o teste de sangue e trouxe o resultado negativo.. Ele ficou muuuito chateado! ;/
    Atualmente, estamos tentando novamente, ele trabalha, e na minha casa temos uma situação financeira boa o suficiente para a chegada de um bebê, minha mãe está bastante empolgada com isso, e meu medo era, ERA, conciliar os estudos com a gravidez, e o fato de ser nova, mas desde que comecei a ler seus posts (desde a semana passada) eu tenho repensado a situação, pois você mostra que dá pra dar um jeito, ainda mais com o apoio do meu namorado e da minha mãe! Parece loucura, mas sinceramente se eu engravidar vou ficar muito feliz!! Obrigado por esse espaço, espero que possa me responder! Beeijos (Ah, o Davi é muito liiiindo! *-*)

  12. Karol Sobral 31 de agosto de 2013 às 18:07 Reply

    Oi Maria , tem facebook , tenho muita vontade de ter seu face 🙂

  13. Mayara 13 de setembro de 2013 às 20:03 Reply

    Olá Maria Elisa….Sou eu de novo…rsrsrs…..
    No dia 1° de Maio minha menstruação desceu….
    Mas agora te falo, q esse mês, em vez da minha menstruação, veio um liquido marrom muito pouquinho, mas já fazem 3 dias q ta vindo…
    Á uns 10 dias atrás senti sim umas cólicas bem fininhas…mas meus seios não estão nem inchados e nem doloridos…(mesmo em época de menstruação não sinto os seios inchados e doloridos)…
    Será q desta vez estou gravida?
    Será que minha menstruação ainda vai descer?
    Já posso fazer o teste de farmácia?

    Desde já agradeço, bjúss….

  14. Cherry 15 de fevereiro de 2014 às 8:26 Reply

    Ola Maria queria uma ajuda sua, entao tenho 22 anos eu tomava ciclo 21, tomei por 3 anos e meio mas parei de tomar a 2 meses, como eu e meu marido queremos um bebe, eu menstruei dia 09.02 fiz relação agora nos meu dias férteis que e dia 14. ate..18 pelo oque eu vi na calculadora da fertilidade, meu marido ejaculou dentro ontem, hoje, e vou tentar amanha que e o dia mais fertil, sera que posso engravidar? sera que o ciclo 21 pode atrapalhar pelo tempo que tomei? por favor me ajude, quero muito um bebe ^^ obrigada espero respostas ^^ beijos e parabens belo baby ^^

  15. Thalita 25 de fevereiro de 2014 às 13:46 Reply

    – – Ola Maria Elisa sou Thalita tenho 17 ano e eu estou tendo umas dores no pé da barriga e ums leves enjous Pode ser gravidez tbm ??? Obg

Deixe um comentário

