Cuidados com o corpo: controlando o inchaço

Olá meninas!

Esse é o segundo post da série “Cuidados com o corpo” e o tema de hoje é algo muito comum na gravidez, mas que incomoda muitas mulheres não grávidas também: o inchaço ou edema. No caso das futuras mamães, ele é mais recorrente no último trimestre, especialmente se estiver calor. Ele é causado pela retenção de líquido e pela circulação sanguínea dificultada no período gestacional e afeta principalmente os membros inferiores e as mãos – um grande incômodo para as mulheres, quando sapatos e anéis deixam de servir.

No meu caso, apesar de ter passado o fim da gravidez no alto verão, não tive problemas relacionados ao inchaço. Para isso, usei alguns artifícios que vou passar hoje pra vocês. Vale lembrar que cada caso é um caso, e isso resolveu pra mim. E é claro, consultem sempre seus médicos antes de tomar qualquer atitude, ok? Só eles sabem o que realmente será bom pra vocês. Mas vamos lá:

  • A primeira medida a ser tomada, é, sem dúvidas, a mais importante: beber muuuita água. Esse hábito é fundamental durante a gravidez. E no caso de edema, quanto mais água você bebe, menos você retém.
  • É também super importante a prática (moderada) de exercícios físicos. Eu fazia caminhadas leves (nada de correr, heim?) e pilates 1 vez por semana.
  • Drenagem linfática: é a melhor coisa que existe! Se você estiver muito inchada, o resultado é imediato! Comecei o fazer no último trimestre e permaneço até hoje 1 vez por semana… Sem previsão de parar! É excelente também para a redução de celulite.. Qual mulher não quer isso, né?!
  • Uso de meia elástica: eu sei que é horrível, um saco pra colocar e parece coisa de vó! Mas ajuda muito! Dá um conforto imenso.. Fiz uma viagem no sétimo mês de gestação na qual eu andava o dia inteirinho. Colocava a meia pela manhã e só parava às 11h da noite! Isso sem inchaço nem dor.. uma maravilha!
  • Ajuda na alimentação: no início da gravidez, fui à uma nutricionista para ter um cardápio que suprisse todas as minhas necessidades e do bebê e para que, me alimentando da maneira correta, eu não tivesse um ganho de peso maior que o necessário. Se vocês quiserem, deixem nos comentários que depois posso fazer um post com os alimentos e seus benefícios.. Mas falando de edema, ela me passou alguns sucos que podem ajudar. Sei que podem parecer nada apetitosos, mas tudo vale para ajudar, né? São eles:
  1. Suco anti-inchaço: 6 morangos (ou outra fruta preferida), 1 colher (de sobremesa) de salsinha picada, 1 colher de sopa de aipo, 150 ml de água.
  2. Suco para evitar retenção de líquidos e celulite: suco de 1 limão, 1 xícara de melancia, 3 folhas de hortelã, 100-150 ml de água.
  3. Suco diurético: 2 talos de espinafre, 2 talos de agrião, 1 cenoura, 200 ml de suco de abacaxi.

Bom, isso foi o que me ajudou.. Espero que seja útil pra vocês também! =)

Beijos, Maria Elisa

5 pensamentos sobre “Cuidados com o corpo: controlando o inchaço

  1. Andreza 14 de abril de 2013 às 20:17 Reply

    olá, Maria Elisa! Tudo bem?
    Tenho acompanhado seu blog e vlog e gostaria de te agradecer, pois vc tem abordado assuntos importantes referentes a gestação. Tenho uma sugestão a fazer: tem um vídeo seu em que vc conta que já estava desconfiada que pudesse estar grávida… seria bem interessante que vc fizesse um post nos contando quais sintomas ou o que estava acontecendo para que vc tivesse essa desconfiança, até pq existem gestantes que, mesmo antes de sentir sintomas, já sabiam que estavam grávidas, como se fosse um 6º sentido…
    Agradeço desde já a atenção! Beijos 🙂

    • mariaelisajf 15 de abril de 2013 às 23:34 Reply

      Oi Andreza! Obrigada! Fico muito feliz em saber que estou ajudando! =)
      E obrigada também pela sugestão! Pode deixar que esse será um dos próximos posts que vou fazer! Se tiver outras sugestões, pode falar que eu faço com prazer!
      Beijos!!

  2. Francyne 16 de abril de 2013 às 21:56 Reply

    Oi Maria Elisa, depois de tanto procurar sobre blogs de mães jovens hoje achei o seu, que por sinal gostei muito! Não tinha achado outros blogs interessantes quanto o seu e o http://maternidadeaosdezesseis.blogspot.com.br/. Tenho 19 anos e estou grávida de 36 semanas de um Davi também 🙂 O que estou curiosa que não acho em lugar algum, e que não estou aguentando até semana que vem na minha próxima consulta, é saber se eu vou poder pintar minhas unhas, fazer uma make up básica para o dia da cesárea (só um rímelzinho que seja), afinal, vai ser um dia de muita alegria e quero estar aparentemente bem também! hehe Você poderia me tirar essa dúvida? Obrigada desde já pela atenção, e continue com seus vídeos que ajudam MUITO mesmo, se eu não fosse tão envergonhada, também criaria um vlog… Beijos!!

    • mariaelisajf 16 de abril de 2013 às 23:13 Reply

      Oi Francyne! Primeiramente, muito obrigada!! Fico super feliz em saber que está gostando! =) E eu a-m-e-i vc ter feito essa pergunta! Vc falou igual eu falava quando grávida, que nem que fosse um rímelzinho tinha que ter! haha Essa é uma paixão minha, adoro maquiagem, e eu fiz sim! Fiz francesinha nas unhas (eles não recomendam esmalte escuro, queria vermelho!) e uma make não muito carregada.. E adorei ter feito isso, as fotos ficaram bem bonitas! Fique ligada que o próximo video será de relato do parto, e nele vou contar melhor como foi e vou colocar fotos do grande dia aqui no blog! Obrigada por comentar!
      Beijos, e boa sorte! Tenho certeza que o seu Davi te dará tanta alegria quanto o meu me dá!!! =)

  3. Francyne 17 de abril de 2013 às 12:14 Reply

    Ai que ótimo! Isso, coloque mesmo para eu ir acompanhando seu blog =) Obrigada, e eu acho que vai mesmo, já está dando muita alegria mesmo antes de nascer!! beijos

Deixe um comentário

