Cuidados com o corpo: prevenindo estrias

Oi meninas! Tudo bom?

Este é o primeiro de uma série de posts que farei falando sobre cuidados com o corpo durante a gravidez. Quero dizer que os produtos que irei indicar são baseados na minha experiência mas com o respaldo da minha dermatologista (que é a minha mãe!). Mas, ainda assim, recomendo que consultem o seu próprio médico, pois é variável a conduta de cada um. O tema de hoje é a prevenção de estrias. Vamos lá:

As estrias são causadas pelo estiramento da pele a medida que a barriga cresce. Como tal crescimento ocorre em um espaço de tempo muito curto, as fibras elásticas não o acompanham e se rompem, causando as – nada bem vindas – estrias. Portanto, para prevení-las, é preciso hidratar a pele deixando-a mais elástica e menos suscetível a tais rompimentos.

Vale mencionar que essa hidratação deve ser feita pela ingestão de água (extremamente importante!) e pelo uso de hidratantes corporais, não óleos. A pele não possui capacidade de absorver o óleo, que apenas “besunta” e não hidrata. Portanto, esqueçam o tão famoso e recomendado óleo de amêndoas. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é eficaz.

Outro cuidado importante, é verificar se o hidratante pode se usado durante a gravidez. Para isso, existem os específicos para o período gestacional, como o HidraMamy e o MaterSkin. Outras opções são  o Fisiogel Loção (meu favorito!), Cetaphil Restoraderm, o Nutratopic Loção e o Hidracorpore, esse último com um preço mais acessível. Todos esses hidratantes são medicamentosos, não cosméticos, por isso tem um valor e eficácia mais altos.

Espero que as dicas sejam válidas e as ajudem! Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu pergunto à minha mãe.

Beijo grande! Maria Elisa

Anúncios

17 pensamentos sobre “Cuidados com o corpo: prevenindo estrias

  1. rittasantos 18 de abril de 2013 às 14:57 Reply

    ta ai uma coisa que tenho muito medo, minha insiste que passe o óleo de amendoas, mas ja vi casos de que o óleo nao adianta, que tem casos e casos, tenho muito medo mesmo de ficar toda “estourada” em melhores palavras!

    • mariaelisajf 18 de abril de 2013 às 16:29 Reply

      Pois é, muitas pessoas acham que o óleo é bom, mas esse é um mito! O que vc deve fazer é passar muito hidratante que dá tudo certo! 🙂 Beijo!

      Enviado via iPhone

  2. rittasantos 18 de abril de 2013 às 14:58 Reply

    ops, sempre errando e esquecendo algo, é minha sogra que insiste que eu passe o óleo, ja acabei engolindo a palavra!

  3. Ritta 27 de maio de 2013 às 12:05 Reply

    olá Maria, sou a Ritta, não estou conseguindo ter acesso ao meu blog, por isso estou sem foto!

    bom preciso relatar para você, o que esta acontecendo comigo…

    ultimamente estou me sentido muito mal, quando comecei a falar com você, meu corpo
    estava normal, sem nada, e do nada começou a estourar varias estrias embaixo da minha barriga, passo óleo e creme hidratante, e mesmo assim estâo horríveis, elas estão bem vermelhas e já tem bastante, estou assustada, pois só estou de 5 meses, e isso esta me deixando muito mais muito mal!!!

    preciso muito da sua ajuda e da sua mamãe! por favor!!!

    • mariaelisajf 28 de maio de 2013 às 12:16 Reply

      Oi Ritta! Tudo bem? Vc estava sumida por aqui 🙂 Bom, não tem jeito, infelizmente por mais que nós tenhamos todo cuidado do mundo, muitas vezes as estrias aparecem mesmo assim. Eu mesma, hidratei muito, com uma mãe dermatologista, não fugi das estrias! Então, continue hidratando bastante, tenha certeza de que sem esse cuidado, podia estar muito pior. E infelizmente, pela gravidez, vc não pode fazer uso de nenhum ácido agora.. Então tem que esperar o bebê nascer mesmo! Espero poder ajudar! =) Beijo grande, e tudo de bom!

      Enviado via iPhone

  4. Ritta 28 de maio de 2013 às 16:02 Reply

    muito obrigada Maria, mesmo voce nao sabe o quanto isso me deixa mais animada, sinceramente quando olho minha barriga fico ate triste, tudo o que eu manos queria me aconteceu! mas… fazr o que vou ter que me tratar depois!

    ah, eou montando um blog no qual conta um pouco de minha historia com meu namorido ate agora com nosso bebe que esta para chegar… da uma passadinha por la será um prazer ter seu comentarios por la! 🙂

    relatosdeminhagravidez.blogspot.com

    bjos

    • mariaelisajf 28 de maio de 2013 às 17:00 Reply

      Oi! Pode deixar que vou lá visitar sim! E aqui, eu falei com a minha mãe e ela disse que tem uma pomada que vc pode usar sim, a mesma que eu estou usando durante a amamentação! O nome é Azelan Creme =) Beijos!!

      Enviado via iPhone

  5. Maahr87 1 de junho de 2013 às 10:55 Reply

    Oi Maria,sou a Marília e gostaria de saber se esses produtos podem ser encontrados em drogarias?

  6. andreanny 1 de junho de 2013 às 22:06 Reply

    Oi Elisa conheci seu blog e estou adorando,sabe informar se o uso do bepantol derma tem efeitos satisfatórios?já ouví muitas mães dizerem que usam,aboli o oleo de amendoas fiquei com a barriga cheia de bolinhas vermelhas que coçam muito!estou com 16 semanas e tenho uma pré disposição terrivel para as estrias,hidrato com creme,mas a barriga ja coça,queria muito não ter essas inquilinas na minha barriga,ajuda.

    • mariaelisajf 4 de junho de 2013 às 14:16 Reply

      Oi Andreanny! Primeiramente, obrigada! E conversei com a minha mãe, ela disse que o ideal é hidratar muito a pele mesmo. O Bepanthol pode sim ser usado aonde ja tiver alguma estria, mas ele apenas atua na hidratação, ele não trata as estrias. E para a coceira, faça um banho com maizena (1 colher sopa para cada litro de água) que acalma a pele =) Espero poder ajudar! Beijão!

      Enviado via iPhone

  7. andreanny 6 de junho de 2013 às 16:48 Reply

    Obrigada querida seguirei sim suas dicas.

  8. Thatiana Bandeira 10 de julho de 2013 às 10:25 Reply

    Oi Maria Elisa,
    Acabei de descobrir o seu blog lá no babycenter!
    Já vou colocar nos meus favoritos…
    Meu marido estava com 04 estrias novas na barriga e resolvi fazê-lo de cobaia

    Em uma estria eu usei o óleo da Weleda, em outra uma misturinha do Pitangui que tem bepantol na fórmula, em outra o Lipikar Baume AP da La Roche e na última fui passando de todos, cada dia um…

    Conclusão: a que passei o Lipikar já sumiu, TODAS estão com melhor aspecto e quase sumindo, mas depois de mais de um mês de teste passarei apenas o Lipikar em todas para ver se desaparecem!!! Mas tem um problema, ele além de caro tem um cheiro um pouco ruim.

    Beijos e fique com Deus

    http://www.maisquenovemeses.blogspot.com.br

    • mariaelisajf 12 de julho de 2013 às 13:29 Reply

      Oi Thatiana! Obrigada pela dica! 🙂
      Beijos!

  9. Eliana Branco 17 de julho de 2013 às 10:24 Reply

    olá, adorei seu Blog. Já está nos meus favoritos.E gostaria de fazer uma pergunta:para os cremes manipulados, tem alguma sugestão?
    Um abraço,

    Eliana Branco

  10. Jamile Hannickel Haddad 29 de agosto de 2013 às 15:31 Reply

    Oi Maria td bem?
    Então só gostaria que vc perguntasse pra sua mãe uma coisa tenho algumas espinhas no rosto que aparecem limpeza no rosto adianta um mes depois volta, e anticoncepcional para melhorar não consigo pois tenho gastrite, não consigo tomar, o que faço? passo pomadas mesmo? bjuuuus me ajudaria muitoo

  11. tatiane 7 de outubro de 2016 às 11:25 Reply

    O fisiogel pode ser usado apos o parto?
    O dermatologists me indicou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: